A globalização está a fazer com que nós sintamos cada vez mais a necessidade de aderir as novas tecnologias para nos comunicarmos, adquirir informação e conhecimento.
Estamos vivendo a era da Informação e do conhecimento; e o grande desafio que hoje se apresenta na educação é garantir o desenvolvimento humano e social de qualidade com base nesses principios tecnológicos.
O século XX foi marcado pela revolução da informática e seus recursos, vários são os pontos onde a educação e tecnologia se encontram para gerar novidades que podem contribuir o que se entende por “qualidade na educação”.
Nesse contexto, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ganham uma importancia crucial, levando os alunos a problematizar, construir, refletir, experimentar e sistematizar seus conhecimentos.
Dentre as inumeras possibilidade de utilização das TICs na educação podemos citar:
* Comunidades virtuais de aprendizagem - são redes eletrônicas de comunicação, onde as pessoas partilham suas práticas, vivências e experiencias.
* Comunidades virtuais de aprendizagem - são redes eletrônicas de comunicação, onde as pessoas partilham suas práticas, vivências e experiencias.
* Objetos de aprendizagem - São recursos digitais que possam ser utilizados para dar suporte ao aprendizado. Podemos citar os softwares educativos e de conteúdos multimidia
* Blog – os blogs tem se tornado potentes ferramentas de comunicação, e no contexto da educação eles podem potencializar e melhorar a relação aluno/professor; atividades extra-classe podem utilizar o blog como ferramenta para reunir conteúdos, construir conhecimentos e aproximar pessoas.
* Wiki – as wikis ou enciclopédias onlines, são potentes ferramentas quando o objetivo é aumentar a colaboratividade, essa ferrramenta pode ser utilizada pelos professores como mais uma opção para que os alunos construam conteúdos coletivamente.
* Twitter- e não poderiamos esquecer da febre do momento que é o twitter, essa ferramenta denominada micro blogging, traz como maior vantagem a possibilidade de unir pessoas e compartilhar o conhecimento em apenas 140 caracteres.
* Twitter- e não poderiamos esquecer da febre do momento que é o twitter, essa ferramenta denominada micro blogging, traz como maior vantagem a possibilidade de unir pessoas e compartilhar o conhecimento em apenas 140 caracteres.
As TICs fornecem inumeras possibilidades de utilização, esses foram apenas alguns exemplos. Paulo Freire defendia a mudança de paradigmas na educação, onde o professor deixa de “depositar” o conteúdo no aluno e agora passa a construir com ele o conhecimento, e as tecnologias só vieram para ajudar nessa construção.
E, mais do que nunca, o computador e as novas tecnologias, como instrumentos pedagógicos, por suas próprias especificidades, requerem dos professores um conhecimento prático de como utilizá-los como ferramentas de trabalho.
Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Educar hoje é mais complexo porque a sociedade também é mais complexa e também o são as competências necessárias. As tecnologias começam há estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender, juntos ou separados.
É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias.
É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias.
Fontes Webliográficas: http://blog.cancaonova.com/garotati/2009/09/01/tics-na-educacao/
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_23854/artigo_sobre_o_uso_das_tics_na_educacao_e_suas_reflexoes
Nenhum comentário:
Postar um comentário